O Governo de Pernambuco determinou neste último sábado (15/05) novas medidas restritivas para o Agreste incluindo o Polo de Confecções. As nova medidas restritivas passam a valer a partir de hoje, (terça-feira 18/05). Durante a semana, atividades econômicas e igrejas só podem funcionar até às 18h; Polo de Confecções não pode abrir nos sábados, domingos e segundas. As igrejas também devem fechar no final de semana, segundo o governo.

As restrições, inicialmente, seguem até o dia 31 de maio em 53 municípios.

Na IV Geres, que tem sede em Caruaru, estão incluídas 32 cidades: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Na V Geres, que tem sede em Garanhuns, são 21 municípios que terão as restrições: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Mas, por outro lado, quem vem causando aglomerações não são os comerciantes, eles usam máscaras e respeitam as determinações dos órgãos de controle. Por outro lado, quem deveria sofre com as penalizações são as pessoas, Jovens e Adultos que infligem as regras e causam aglomerações.

Vale enfatizar que as pessoas estão aglomerando em praças e pontos considerados turísticos nas mais variadas cidades do estado, e não em estabelecimentos comerciais. A não ser, feiras livres, mas cabe as prefeituras e os órgão de controle fiscalizar.