Foto: Clebson Amsterdam (Cortesia)

Aconteceu nesta última terça-feira, (21/03), o processo de credenciamento dos participantes do Congresso Nacional de Vereadores Municipais e Escolas Municipais, realizado em Brasília (DF) pela PLENO Educacional e Escola Legislativa, que tem como líder o professor Cláudio Martins. O evento acontece de 21 a 24 de março e contará com presença de parlamentares de diversas regiões do país.

O presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do AR, está entre as autoridades que marcam presença da solenidade, que também dá início a uma nova história para o parlamento brasileiro, pois nasce a UVEB – A União dos Vereadores e Escolas Legislativas do Brasil, cuja missão é unir, e, simultaneamente, qualificar vereadores de todo país.

Em sua fala, Léo do AR, se emocionou, agradecendo a grande oportunidade que terá de valorizar ainda mais os vereadores do Brasil. Léo terá como vice-presidente a vereadora Tatiane Santiago (Mato Grosso), que em seu estado tem uma história de desenvoltura e reconhecimento político. Léo e Tatiane assumem juntos grandes responsabilidades para atuarem em 27 estados e o Distrito Federal.

Para o congresso, promovido pela PLENO, alguns ministros foram convidados, mas em decorrência da viagem do presidente Lula (PT) ao estado de Pernambuco, alguns destes convidados não puderam marcar presença, enviando mensagens em vídeo justificando a ausência nesta quarta-feira, 22.

O ministro da pesca e aquicultura, André de Paula, foi um dos ministros convidados para o encontro, no entanto, enviou representante do seu ministério, que abordou temas relacionados a pesca artesanal no Brasil e sua dimensão histórica e sociocultural. A senadora Tereza Leitão (PT) e a ministra Luciana Santos (PCdoB), também enviaram vídeos justificando ausência.

Vereadores de várias partes de Pernambuco estão presentes no Congresso Nacional de Legisladores, destaque para os vereadores: Tadeuzinho (Gravatá), Bruno Sales (Gravatá), Gil Dantas (Gravatá), Beneco (Sairé), Zé de Benga (Cedro), Adriana de Agenor (Solidão), Fiapo (Sertânia), Adeildo do Abacaxi (Gravatá), Régis da Compesa (Gravatá), Leandro do Transporte Alternativo (Gravatá), Nego Suíno (Gravatá), Neném de Uruçu Mirim (Gravatá) e Nino da Gaiola (Gravatá).