Na noite desta quinta-feira, (23/10), o candidato a vereador Zé Mário do Sindicato (PSDB) promoveu, em suas mídias sociais, uma live para divulgação do seu primeiro eixo de propostas, caso eleito no dia 15 de novembro.

Dividido em quatro partes, Zé Mário anunciou que terá como plano de governo os seguintes eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento ambiental e gestão pública, participação social, transparência e valorização de servidores públicos.

No encontro, o candidato a vereador apresentou as áreas que irão compor o eixo do desenvolvimento econômico proposto para Gravatá: agricultura; indústria, comércio, serviços, emprego e renda; turismo; e tecnologia da informação – banda larga e acesso público.

Para debater o cenário da agricultura, Zé Mário recebeu os seguintes convidados: o mediador e radialista Fagner Lacerda, Gilvanete Barbosa, agricultora e presidente interina do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá, Elton de Melo, Assessor da Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) e Tiago Silva, engenheiro agronômico e agricultor ecológico.
Os convidados pautaram a necessidade de se discutir e ampliar a utilização da agroecologia – estudo da agricultura em sua perspectiva ecológica – em parceria com a agricultura familiar. Alertaram, ainda, que essas práticas surgem como uma alternativa viável para agricultura e oferecem qualidade de vida à população de modo sustentável.

Como diretrizes específicas voltadas ao agricultor, Zé Mário do Sindicato estabeleceu as seguintes propostas: fomentar políticas agrícolas que fortaleça o setor agropecuário em sintonia com os produtores, mercado e sociedade; promover melhorias e manutenção na infraestrutura relativas às necessidades da zona rural; consolidar novas parcerias que possam amparar econômica e socialmente os produtores rurais; a elaboração de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural em sintonia com o Plano Diretor do Município; criar um Núcleo de Atendimento ao Produtor Rural, um Núcleo Municipal de Empreendedorismo Rural; criar uma Central Mista de Abastecimento com o objetivo de atender gradualmente o comércio varejista, em especial os mercados locais e a microrregião de Gravatá.

As próximas propostas estão previstas para serem apresentadas no dia 29/10, 05/11 e 12/11, às 19h30, nos perfis das mídias sociais do candidato.