Foto: SEI. (Melhorada com a tecnologia GMK - IA).

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou nesta quarta-feira (28/02) a exoneração Nº 1441, retirando o cargo de Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco (IPA) do ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco nesta quinta-feira (29/02).

No mesmo dia da exoneração, Joaquim Neto teria lançado oficialmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com governos estaduais e municipais. O evento ocorreu na Aldeia Santana, no território Xukuru de Ororubá, em Pesqueira, e contou com a presença do cacique Marcos Xukuru e líderes locais, sendo esse seu último ato no IPA.

Joaquim Neto vinha sendo alvo de opositores desde que assumiu o IPA, e denúncias foram trazidas à tona na Assembleia Legislativa (ALEPE) pelo deputado estadual Abimael Santos (PL).

Após a ampla cobertura da imprensa sobre a exoneração de Joaquim, aliados do ex-presidente especulam que ele poderá ser remanejado para a Secretaria da Casa Civil, atualmente chefiada por Túlio Vilaça. No entanto, essa informação não foi confirmada pela governadora até o fechamento desta reportagem.

Há também especulações de que Joaquim Neto deve anunciar em breve sua pré-candidatura à prefeitura de Gravatá, buscando seu 4º mandato, mas essa informação não foi confirmada nem desmentida por ele.

Com a saída de Joaquim, a nova presidente do IPA será a ex-secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Ellen Viégas.

Quem é Ellen Viégas?

Ellen Karine Diniz Viégas é formada em Agronomia e possui mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). A nova presidente do IPA é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também atuou, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), como vice-presidente da comissão de extensão entre 2017 e 2019, coordenadora do curso de graduação em agronomia (2019 a 2021) e diretora (2021 a 2023). Foi secretária de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024.

Sobre o IPA

O IPA foi criado em 1935 sob a denominação de Instituto de Pesquisas Agronômicas e visa colaborar com o desenvolvimento rural e sustentável de Pernambuco ampliando o uso da tecnologia, ações de assistência técnica e extensão rural e fortalecendo a infraestrutura hídrica. O foco é auxiliar os agricultores de base familiar.

De acordo com o Governo, o IPA visa alcançar os seguintes objetivos:

  • Elevar a produção e a eficiência do setor agropecuário, sem perder de vista as questões da sustentabilidade do desenvolvimento;
  • Adequar os produtos da agropecuária à qualidade e às características demandadas pelos consumidores finais;
  • Gerar e difundir tecnologias para produtos e sistemas agropecuários e para processos agroindustriais, com vistas ao mercado;
  • Adaptar à realidade de Pernambuco tecnologias geradas em outros estados, regiões ou países;
  • Gerar, promover e exercitar a transferência de informações científicas e tecnológicas em sua esfera de ação;
  • Atuar em áreas de tecnologia de ponta, visando a promover saltos qualitativos na pesquisa
  • Desenvolver atividades de infra-estrutura hídrica para o meio rural, por meio da construção, manutenção de recuperação de barragens e poços.