A tarde desta sexta-feira (21/05) foi marcada pela primeira reunião ordinária da diretoria da União de Vereadores de Pernambuco – UVP eleita para o biênio 2021/2023. O encontro foi uma oportunidade de promover a integração entre os parlamentares que representam a entidade nas diversas regiões do Estado de Pernambuco.

Na pauta foi abordada a necessidade de constituir representantes da UVP em cada uma das regiões do Estado fazendo com que a União esteja presente em todo o Estado através dos Núcleos Integrados Regionais. A transparência das ações da entidade foi tratada como forma de oferecer a todos os associados um amplo conhecimento da realidade.

O presidente Léo do Ar agradeceu, emocionado a participação de cada um dos presentes que de forma, direta ou indireta contribuíram para a importante vitória na eleição ocorrida no dia 18 de abril passado.

Léo do Ar, registrou a implantação do programa “Visita às Câmaras” que foi iniciado este ano e que vem repercutindo positivamente, de forma que várias casas legislativas já manifestaram o desejo de receber uma representação da entidade. Um ponto alto da fala do presidente Léo do Ar foi a parceria da UVP com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PE.

Também foi implantado um cronograma de campanhas institucionais de interesse público. O pontapé inicial será dado com a campanha de incentivo à doação de sangue para suprir os bancos de sangue do Estado como apoio às ações de saúde pública.

O secretário-geral da UVP, representando a cidade de Sertânia, vereador Antônio Henrique (Fiapo) explicou dois assuntos da pauta que interessam bastante às Câmaras Municipais. A possibilidade de acesso dos parlamentares à planos de saúde intermediado pela entidade através das câmaras. O vereador Fiapo também explicou a articulação com o Grupo GM para financiamento de veículos aos vereadores e vereadoras.

O vice-presidente, Zé de Benga, vereador de Cedro, explanou o desejo de promover capacitações regionalizadas com temas de interesse que serão identificados através dos Núcleos Integrados Regionais.

Potencializar a comunicação entre a UVP e os vereadores no sentido de fortalecer a agenda de visitas da entidade foi pauta do diretor-jurídico, vereador da cidade de Custódia, Cristiano Dantas. A criação da ouvidoria da UVP também foi uma sugestão acatada pelos presentes.

A vice-coordenadora da UVP Mulher, Luiza Margarida, de Arcoverde, representou as vereadoras pernambucanas e reforçou a necessidade da União estabelecer uma pauta voltada para as. Luiza também tratou da necessidade de ampliação das acomodações da Casa do Vereador.

O tesoureiro da União, vereador da cidade de Timbaúba Josinaldo Barbosa fez uma retrospectiva da sua gestão à frente da entidade e reafirmou o compromisso em fortalecer cada dia mais a União de Vereadores de Pernambuco.

A participação do vereador da cidade de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, diretor de Cultura da UVP reforçou a necessidade de capacitar os diretores e diretoras para que as atribuições dos membros da diretoria sejam esclarecidas com base no Estatuto da entidade. A fala de Edson também pontuou que as câmaras sejam informadas sobre os serviços oferecidos pela entidade.

O vereador de Salgueiro, Leo Parente, diretor de Promoção da UVP agradeceu a oportunidade de participar da diretoria de uma entidade tão importante para os legisladores e legislativos municipais.

O segundo-secretário da UVP, vereador de Salgueiro, André de Zé Esmeraldo reforçou a ideia da entidade partir em defesa das questões que representem os interesses gerais das casas legislativas.

As ideias que vieram da cidade Afogados da Ingazeira, através do vereador e também diretor da União, Rubinho do São João trouxe a importante sugestão de que a entidade se posicionando acerca de temas e pautas que são de interesse geral do povo pernambucano. O presidente Léo do Ar reforçou a importância de todos os vereadores na construção de um UVP forte e participativa.