O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lançou no dia 23 de Fevereiro de 2021, o decreto nº 50.308, que determinava o fechamento de todas as atividade econômicas e sociais não essenciais, de segunda a sexta, das 20h às 05, e nos dois próximos finais de semana, das 17h as 05.

Já na sexta-feira (26/02), um novo decreto foi anunciado alterando os horários de segunda a sexta, ficando das 22h e 5h proibidas as atividades não essenciais, mantendo os finais de semana, das 17h as 05, entrando em vigor neste último sábado (27/02), onde a princípio, seguirá válida até 10 de março. 

Em Gravatá, segundo o programa de Rádio, Jota Silva, na Gravatá FM, o prefeito da cidade, Padre Joselito Gomes (PSB), manteve o primeiro decreto do governador. A reação do comércio não foi nada boa e muitos comerciantes a exemplo dos donos de Restaurantes e Bares, estão revoltados com a desigualdade no monitoramento e ameaçam buscar a imprensa local.

Para divulgação, o prefeito apareceu em um vídeo, anunciando as normas do decreto com os seguintes dizeres: “Você cuida de mim, eu cuido de você”, mas os comerciantes questionam, “Quem vai cuidar do comércio depois que ele colapsar?”.